Para a certificação da origem botânica e da qualidade e valor nutricional é de suma importância conhecer a identidade das plantas que compõem os produtos apícolas.

Nesse sentido, a CISE disponibiliza aos apicultores e meliponicultores o serviço de análise polínica de amostras de méis e de pólen para assim emitir um laudo técnico da origem botânica dos seus produtos.

Além desse serviço, a CISE também faz análise polínica de amostras de pólen coletada no corpo, fezes, potes de alimento e células de crias de abelhas sociais e solitárias.

 As informações obtidas por meio das análises do pólen são de fundamental importância para conhecer as espécies de plantas usadas na alimentação das abelhas.

Conhecendo as espécies de plantas, o apicultor, o meliponicultor, o criador de abelhas solitárias para manejo na polinização e o produtor rural que cultivam plantas que dependem das abelhas para sua polinização e produção de frutos e sementes podem melhorar o entorno das suas áreas de produção.

Isso faz com que a saúde das abelhas e também de suas culturas fiquem melhor e o balanço custo-benefício da produção ficará mais rentável.